José Uelson de Jesus – Pai Uelson (_IN MEMORIAN_) - MDB

Nascimento :06/08/1970

Falecimento 29/03/2023

José Uelson de Jesus é natural de Inhambupe, Professor, Gerente Comercial, Sacerdote-afro, graduado em Gestão Pública, pós-graduado em Educação e Direitos Humanos pela UFBA, conferencista em diversas pastas como: direitos e comunidades de povos tradicionais, atuante nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, e pela Reparação de Promoção da Igualdade, nasceu na Rua Professora Maria Figueiredo (antiga Rua 2 de julho). Sua trajetória de vida é marcada pela luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Fundador da Associação Religiosa e Cultural do Terreiro dos Filhos Kanbaranguaje na comunidade de Mandacaru. Na trajetória política, participou das lutas pelas diretas já, participou da Macha pela aprovação da Constituinte de 1988 em São Paulo. Foi candidato em 2004 pelo PTC e ficou como primeiro suplente e 2008 ainda no PTC não foi eleito sendo segundo candidato mais votado mais não assumiu por falta do coeficiente eleitoral. Em 2012, foi candidato pelo PT sendo o segundo candidato mais votado. Já em 2016 foi candidato pelo PR obtendo 896 votos pontuando em todas as urnas do município sendo o vereador mais votado.

Uelson, faz história no município pela sua atuação na Casa legislativa. Sempre atuando em todos os espaços e movimentos sociais da cidade. Na Câmara apresentou vários Projetos de Lei como: Dia da Consciência Negra, Dia do Reconhecimento Matriz Africana, Dia Municipal da Capoeira, Lei Municipal do Fundo da Cultura, dentre outros. Seu ativismo político e comprometimento com questões sociais fez a população de Inhambupe reelege-lo em 2016 para mais um mandato.  Em sua pauta cotidiana, destaca-se a luta pela Educação, Combate ao Racismo, luta pela Diversidade e igualdade de gênero. Implementação de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos Inhambupense. Um mandato marcado por muito trabalho e participação popular.

contato